Google+ Followers

Google+ Badge

segunda-feira, 9 de maio de 2016

#telhadistaemsaopaulo informa:

Mercúrio passará na frente do Sol


06/05/2016 às 18:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/05/2016 às 23:30

Um raro evento astronômico ocorre no dia 9 de maio de 2016, segunda-feira, e o Brasil está numa posição privilegiada para esta observação: o planeta Mercúrio passará na frente do sol. Isto acontece cerca de 13 ou 14 vezes por século!


Em astronomia, o termo trânsito é usado para descrever a passagem de um corpo celeste de dimensão menor em frente de um outro corpo celeste de maior dimensão. Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar. Seu diâmetro é de aproximadamente 4880 km. O diâmetro do sol é de aproximadamente 1390 mil km. O diâmetro do sol é cerca de 285 vezes maior do que o de Mercúrio!

O Trânsito de Mercúrio ocorre em 9 de maio entre 8 horas e 15h45 aproximadamente. 

Se as condições meteorológicas permitirem, todo o Brasil e praticamente toda a América do Sul, exceto o centro-sul da Argentina e do Chile, poderão observar o trânsito de Mercúrio em todas as suas fases, do início ao fim do evento.


Apesar da posição privilegiada do Brasil, o sucesso da observação da passagem de Mercúrio na frente do sol vai depender das condições do tempo. Mesmo que não esteja chovendo, uma grande quantidade de nuvens inviabiliza a observação com telescópios e lunetas.

Cuidados com os olhos para a observação

A observação do trânsito de Mercúrio pelo sol é difícil por causa do tamanho diminuto deste planeta em relação ao sol e pela própria situação de se precisar olhar para o sol. Não será possível ver este evento a olho nu. Muita atenção: a observação do sol com binóculos, lunetas e telescópios exige filtros especiais para a proteção dos olhos. Olhar para o sol sem proteção adequada pode causar cegueira permanente!

Fonte: CLIMATEMPO