Google+ Followers

Google+ Badge

terça-feira, 14 de junho de 2016

#telhadistaemsaopaulo  e a grande pergunta: Quando este frio vai diminuir?



Como explicar tanto frio? A pergunta natural agora é: quando frio vai diminuir?

O frio extremo dos dias 11, 12 e 13 de junho foi o frio do centro da massa de ar polar mais forte que chegou ao Brasil este ano. O centro de uma massa polar é a região onde o frio é mais intenso. Este centro polar se afasta aos poucos do Brasil nos próximos dias, mas o frio não vai embora completamente e ainda pode aumentar em algumas áreas do Sudeste.

Veja a explicação da meteorologista Josélia Pegorim

O fim do episódio El Niño 2015/2016 é um dos motivos que permitiram que as massas polares começassem a avançar mais potentes sobre a América do Sul durante o mês de maio. O inverno de 2016 deve transcorrer numa situação de neutralidade em relação à influência do oceano Pacífico. Isto significa que não teremos nem El Niño e nem La Niña.

Sem o El Niño, não teremos mais barreiras para a entrada do ar polar sobre a América do Sul.Isto não quer dizer que o inverno será gélido do início ao fim, como nos últimos dias. Mas durante o inverno de 2016, outras massas polares parecidas, ou até mais fortes do que as que gelaram o centro-sul do Brasil entre 11 e 13 de junho, poderão chegar ao Brasil.

Se o outono está frio assim, vai esfriar ainda mais no inverno?

O frio congelante "dá um tempo" na segunda quinzena de junho, mas vai voltar durante alguns dias do inverno. A nova estação começa oficialmente no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília.

Fonte:Climatempo