Google+ Followers

Google+ Badge

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Reforma Retrofit

Retrofit corporativo

6/Abril/2004

Retrofit corporativo
Saiba o que é retrofit corporativo e veja alguns exemplos de obras
Antigas edificações podem ser remodeladas para novos usos. Esse conceito é chamado de retrofit, o que significa também atualização tecnológica de um elemento ou espaço. A demanda por retrofit ainda é pequena, concentrando-se em alguns projetos comerciais e residenciais e, portanto, não chega a sensibilizar as indústrias para o desenvolvimento de produtos específicos para esse mercado.

Nos últimos cinco anos, no entanto, um grande número de obras de restauração de edifícios em São Paulo começou a chamar a atenção para esse segmento, como uma nova cultura construtiva. Inovou-se em relação a uma técnica tradicional de construção, em que as paredes eram de tijolos (brickwalls).

Nesta última década, alguns edifícios considerados patrimônio cultural foram restaurados ou recuperados com esse novo conceito de reforma. Entre tantos, estão a Bolsa de Mercadorias & Futuros, a Estação Júlio Prestes, o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), a Sala São Paulo (na Estação Julio Prestes), a Pinacoteca do Estado (na Estação da Luz) e outras edificações tão significativas quanto essas, espalhadas pelo Brasil.

Diante de uma grande divulgação de projetos resgatados e devolvidos à nossa sociedade de maneira tão bem-elaborada, a imagem do retrofit, ainda que transmita uma mensagem de outra cultura, passa a ter uma identidade mais próxima da nossa realidade e uma relação custo-benefício que endossa o sucesso. A partir desses trabalhos, uma nova etapa foi iniciada para o mercado da restauração. Como conseqüência imediata, retrofits foram incorporados ao segmento comercial e corporativo. Nos Estados Unidos e principalmente na Europa, onde o segmento está mais avançado, já foram desenvolvidos até softwares próprios para projetar retrofits, como o ESPr e o DOE.


Maria Fernanda Sanchez
Arquiteta, sócia diretora do escritório Lopes & Sanchez Arquitetura
e-mail: mariafernandasanchez@terra.com.br
Fonte: PINI Web


Resultado de imagem para pinacoteca
Imagem: Veja São Paulo